quinta-feira, 22 de maio de 2008

Já faz um ano!

Saudações!

Não tenho escrito ultimamente, apesar das milhentas ideias que me têm passado pela cabeça, porque, entre outras coisas, mudei de casa e por isso tenho estado apertada de tempo. Agora só tenho os olhos nas férias, e recordando umas maravilhosas férias na Escócia, no ano passado, deixo-vos aqui uma pequena ideia de como aquilo é:

" 8 de Março de 2007, dia quarto
Hoje foi o grande dia da ida à capital, a Edinburgh. Levantámo-nos de manhã cedo para partirmos rumo à romântica capital da Escócia. Apanhámos o autocarro e dentro de uma hora e meia chegamos ao destino.
Mal saímos da estação de autocarros tivemos a sensação de entrar noutra realidade. Não se assemelhava a nada que alguma vez tínhamos visto! Logo em frente, do outro lado da rua, um edifício que quase parecia um monumento. Via-se que era antigo, com pedras caídas de preto, como o resto da cidade. Chamava-se North Saint Andrew Street, e era esta a rua onde se encontrava um pelourinho com a estátua de St Andrew. Do outro lado da rua era tudo antigo, muito trabalhado e com grandes pedras formando superfícies planas. No nosso lado da rua era tudo moderno, com prédios estilizados e feitos de vidro. Era, portanto, semelhante ao que se encontrava na Natureza. Esta era a antítese na cidade: a modernidade opondo-se à História, à Cultura do tempo. Parece algo inconcebível, absurdo, mas é a sua desigualdade que cria a harmonia da cidade, no efeito geral.
Passámos pelo Parlamento e ao atravessarmos a rua vimos um homem de kilt, com trajes a rigor, somente passeando pela agitada cidade. Foi algo que estranhámos, ao início, mas logo nos habituámos a todo o nacionalismo existente nas ruas: estavam hasteadas por toda a cidade bandeiras da Escócia, apelando ao patriotismo dos cidadãos."